Considerando o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG hospitalizado) em crianças e adolescentes no Brasil (Relatório InfoGripe - 27/03/2023), a Secretaria Municipal de Saúde alerta quanto à circulação intensificada de vírus respiratórios - período de sazonalidade - nos meses mais frios do ano no país: abril, maio, junho e julho.
Conforme destacou a secretária Daiane Pupin, nos meses de fevereiro e março deste ano houve aumento considerável no número de casos de SRAG em crianças e adolescentes em todo o país, tendo hospitais da Capital e outros municípios do Estado, inclusive, decretado estado de emergência.
Daiane orienta a população aparecidense a manter cuidados preventivos e de higiene pessoal, bem como o calendário de vacinação em dia para evitar a proliferação do vírus.
A secretária ainda reforçou a importância de redobrar os cuidados com crianças e bebês, evitando a circulação em locais com aglomeração de pessoas. “Você que é mãe de bebês abaixo de 6 meses, principalmente, não é hora de passear, nem ficar recebendo visitas. É preciso evitar sair com crianças. De fato estamos vivendo uma epidemia no Estado, onde já tivemos óbitos e são vários tipos de vírus, que está fazendo lotar os hospitais. É hora de redobrar os cuidados”, disse.
Dos 791 casos de SRAG na faixa etária de 0-9 anos, residentes do Mato Grosso do Sul, nas Semanas Epidemiológicas 01 a 12, em 155 casos não foi possível identificar o agente etiológico e 338 casos ainda se encontram sem encerramento pelos notificadores no sistema oficial. Entretanto, em 298 casos houve detecção de agentes etiológicos, sendo 6 casos de coinfecção.
Conforme o último boletim divulgado pela SESAU, o boletim SE 13, Mato Grosso do Sul registra 1.640 casos notificados de SRAG hospitalizado, dos 44 foram confirmados para Influenza. Desses, 36 são Influenza B (com 3 óbitos) e 8 Influenza A (4 H1N1 e 4 não subtipada). Aparecida do Taboado aparece com 16 notificações e 1 caso confirmado de H1N1.
A vacinação contra a Influenza está ocorrendo em todas as ESFs do Município. Nesta primeira etapa estão sendo vacinados idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças (6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuário; forças de segurança e salvamento; forças amadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacinação ocorre das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Vacine-se!
Por Camila Helem de Jesus - Diretoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prepare-se para o 2º Festival Gastronômico de Tilápia em Aparecida do Taboado
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Governo Municipal inicia recapeamento asfáltico nas ruas da Vila Pereira
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboa...
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista